segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

[RESENHA] O TESTE - Joelle Charbonneau




Título: O Teste
Título Original: The Testing
Série: O Teste: Livro - 1
Autora: Joelle Charbonneau 
Editora: Única
Páginas: 320
Ano: 2014
Nota: 5/5


         Essa trilogia é mais uma das minhas aquisições super baratas, já tinha visto muitos comentários e como o preço estava ótimo acabei adquirindo, e não me arrependi. 
          Entre as pessoas que amam e as que destestam por achar que é uma mescla de todas as distopias famosas, eu fico no grupinho dos que se apaixonaram já pelo primeiro livro. 




         A personagem principal é Malencia Vale, mais conhecida como Cia. Com 16 anos ela está terminando o ensino médio e seu maior sonho é ser escolhida para O Teste, onde o governo da comunidade das nações unificadas, Tosu City, escolhe os melhores alunos do último ano para passarem por uma série de testes e assim os que se destacarem irão para a faculdade. Porém faz anos que nenhum aluno é escolhido na colônia.
           Seu pai foi um selecionado para o teste e fez a faculdade, agora ajuda na prosperarão da agricultura em sua colônia de Cinco Lagos. 
           Um dia após a sua formatura, um ofícial chega na colônia para informar que Cia e mais três colegas: Tomás, Malanchi e Zandri foram selecionados.




         Cia fica muito feliz, mas seu pai lhe conta que isso não é algo totalmente bom. Ele não lembra do período do teste e sofre com pesadelos estranhos e confusos, avisa para que ela tenha cuidado e não confie em ninguém. 
           Os jovens viajam para Tosu City, e durante a viagem Cia pressente   que estão sendo filmados. Apesar das palavras de seu pai, Cia acaba contando a Tomás seus anseios, como eles eram parceiros de turma e sempre se deram bem ela não vê problema com isso, e é assim que o que eles tem vai crescendo. 
         Quando eles chegam são logo encaminhados para seus quartos e refeitórios, no dia seguindo o teste começa. O Teste é difundido em 4 etapas, em cada etapa os que não se saírem bem são eliminados e os bons continuam até o final.
          O primeiro teste consiste em uma prova escrita, aqui podemos saber mais o que aconteceu com o mundo, as destruidora e mutações, conhecemos esse novo mundo e como ele é governado. 




         Entre os testes há muitos conflitos entre os alunos, alguns não medem esforços para conseguir o que querem, muitos dos eliminados apenas somem sem explicações, e o mais importante para os avaliadores é medir o grau de fraqueza dos candidatos, apenas ficam os mais fortes.
           Cia e seus amigos acabam fazendo amizade com outros alunos, e assim segue o teste. 
           O último teste consiste em deixar os alunos dispersos em uma cidade destruída, é preciso força e coragem e determinação para voltar a Tosu City. A viagem é cheia de acontecimentos, lutas e descobertas. 
        No fim todo esforço é recompensado, Cia passa no teste, porém a sua memória é apagada. 




Frase de interpretação

"Eu o desejei, lutei e o consegui. Porém não foi exatamente o que sonhei. Houve muito sofrimento e brutalidade, mas agora estou aqui, ciente de tudo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja coerente